⚓ A Âncora
A âncora representa estabilidade. Esse símbolo pode ser tatuado como um amuleto, como se carregasse o poder mágico de tranquilizar as vidas em meio às dificuldades. O lado das costelas é um dos locais preferidos para tatuá-la, depois da parte de trás do braço, que é o seu local de predileção entre o género feminino.
É amplamente difundido que a âncora é um dos desenhos precursores e que mais ajudaram a difundir a fama da tatuagem ao redor do mundo.
| Imagem Ilustrativa - Âncora |
A Âncora na História do Homem
A âncora tem sido um símbolo relevante em diversas culturas ao longo da História. Em Roma, simbolizava Neptuno, Deus do mar. Antes disso, eram Amphitrite e Poseidon, respetivamente Deusa e Deus do mar, que entre os gregos eram associados à âncora. Ainda na Grécia Antiga há Tritão: meio homem, meio peixe.
Indo para além do homem mediterrâneo, na mitologia escandinava há Rán, antiga Deusa norsa cuja aparência é afetada por puxar âncoras. Passando para a mitologia hindu, há Varena, a Deusa do oceano.
Já na Idade Média, entre os maçons é possível ver a âncora como substituta da escada de Jacob, representando materialmente a ascensão rumo à essência. Sempre houve ainda a possibilidade de agregar à âncora outros elementos, atribuindo-lhe novos significados. No Renascimento era lugar comum o par golfinho-âncora como síntese do equilíbrio entre ação e pensamento. Já no Egito Antigo a âncora aparecia junto a uma embarcação, sendo as curvas da sua parte inferior a representação do feminino e o mastro ereto a virilidade, que somados representavam a criação.
A Âncora na Religião
É válido abrir um parênteses para citar a âncora dentro do contexto religioso. No cristianismo primitivo, a âncora com o elo sobre a barra horizontal era utilizada como símbolo da Virtude, assemelhando-se assim à cruz e ainda com a vantagem de passar despercebida a não-cristãos.
É possível localizar até em Segundo Hebreus 6:19 uma citação direta à âncora: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.
Significado das Tatuagens de Âncora
Assim como no mar a âncora é sinónimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, o seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso ligam-se as ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.


Comentários
Enviar um comentário