🙏 Espiritismo
Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
Após se dedicar ao estudo científico do magnetismo e investigar as chamadas “mesas girantes”, que consistiam em eventos onde acontecia o movimento anormal de objetos sobre as mesas sem qualquer tipo de interferência humana, Kardec começa-se a interessar por assuntos relacionados com a desmaterialização dos corpos e ao percurso do espírito humano.
Como resultado, Allan Kardec publicou cinco principais obras que serviriam como guia para toda a doutrina espírita:
- “O Livro dos Espíritos” (1857)
- “O Livro dos Médiuns” (1859)
- “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1863)
- “O Céu e o Inferno” (1865)
- “A Génese” (1868).
O conjunto de todas essas obras ficaria conhecido como a “Codificação Espírita”.
| Alan Kardec |
O espiritismo é aberto aos preceitos de diferentes religiões, como a cristã e a umbanda, por exemplo, sendo que existem particularidades específicas em comparação a cada uma delas.
Na doutrina espírita, por exemplo, Jesus Cristo é visto como um espírito de 1ª ordem, ou seja, um espírito superior, com a missão de ajudar a guiar toda a humanidade em rumo da perfeição espiritual. Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.
No entanto, a Bíblia Cristã costuma ser bastante utilizada entre os espíritas como uma das várias referências literárias sobre o mundo espiritual, em especial o relato da vida e obra de Jesus Cristo.
O espiritismo de Allan Kardec é a síntese de diferentes doutrinas, religiões e até mesmo de estudos científicos, como é o caso do Evolucionismo, de Charles Darwin. Para a doutrina espírita, os espíritos estão em constante evolução, assim como para Darwin os seres vivos também estão a evoluir constantemente, de acordo com o meio em que estão inseridos.
Além disso, os princípios da caridade e da reencarnação são básicos do espiritismo, sendo estes respetivamente típicos do Catolicismo primitivo e do Budismo.
Para o espiritismo, todos os seres humanos são médiuns, ou seja, canais de comunicação entre o mundo material e o imaterial (dos espíritos). Porém, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer este elo comunicacional. Os médiuns são responsáveis por se comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, sendo a psicografia e a incorporação os meios mais comuns.
- Espiritismo no Brasil
O Brasil é considerado o país com a maior nação espírita do mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de brasileiros que seguem oficialmente o espiritismo como doutrina, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Um dos principais nomes do espiritismo no Brasil foi Chico Xavier (1910 – 2002), conhecido por ser um dos médiuns com mais influência no país, responsável por fazer psicografia de diversos espíritos.
Inicialmente, a doutrina espírita começou a ser popular nas altas classes sociais de Salvador, onde o trabalho de Allan Kardec era calorosamente debatido entre os intelectuais da época. Com a tradução das obras de Kardec para o português (em 1875), o espiritismo passava a ser mais facilmente integrado em outras camadas sociais brasileiras.
![]() |
| Imagem Ilustrativa |
Ao contrário de outras religiões, o Espiritismo não tem símbolos associados. Isso decorre justamente do que prega a sua doutrina, que é prescindir do que não seja realmente necessário.
Apesar disso, o ramo da videira, parreira ou cepa, pode representar o Espiritismo. Isto porque esse símbolo foi reproduzido por Allan Kardec conforme orientação recebida por ele dos espíritos que o tinham desenhado.
O mesmo é citado no Livro dos Espíritos, de Kardec:
“Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.”
Assim, de acordo com a obra, cada parte da parreira representa algo:
- Ramo - representa o corpo
- Seiva - representa o espírito
- Bago da uva - representa a alma
Os seguidores da doutrina espírita têm por hábito usar vestes brancas, o que pode ser considerado um símbolo espírita. Nesse sentido, o branco representa iluminação e espiritualidade.Mas essa não é a única cor associada ao espiritismo. A cor violeta também, porque é através dela que se realiza o mistério da reencarnação.
A flor violeta, bem como a borboleta, são símbolos igualmente associados ao Espiritismo. Para os espíritas, a borboleta simboliza a reencarnação.
A flor violeta, bem como a borboleta, são símbolos igualmente associados ao Espiritismo. Para os espíritas, a borboleta simboliza a reencarnação.
![]() |
| Ramo de Videira |




Comentários
Enviar um comentário