🍀 Carpe Diem

O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “...colhe o dia de hoje e confia o mínimo possível no amanhã”.
O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo de todos os momentos intensamente sem pensar no que o futuro reserva.
Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.
É viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efémera e por isso cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.
No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a mensagem de “Carpe Diem” é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.
Vindo da decadência do império Romano o termo Carpe Diem era dito para retratar o "cada um por si", devido ao império se estar a desfazer, naquele momento a visão de que cada dia poderia ser realmente o último era retratado pela frase que hoje é utilizada como uma coisa boa, porém a sua origem vem do desespero e da destruição de um grande império antigo.
| Imagem Ilustrativa |
Obras Inspiradas em "Carpe Diem"
Durante os anos, o Carpe Diem de Horácio tornou-se um sentimento e inspiração para outros artistas. Robert Herrick, autor inglês renascentista, escreveu em 1600 um poema que dedicou às virgens chamado de “To the Virgins, to Make Much of Time”. Na obra literária, o autor aconselha a que as jovens aproveitem as suas respetivas juventudes. Na primeira estrofe o escritor diz:
“Gather ye rosebuds while ye may,
Old Time is still a-flying:
And this same flower that smiles to-day
To-morrow will be dying.”
Ainda levando em consideração este poema, o diretor Peter Weir criou, como já referido, o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. A obra cinematográfica mostra como um professor de literatura inglesa aborda temas com os seus estudantes. Em uma das cenas do filme de 1989, o educador provoca os alunos com este mesmo trecho do poema de Herrick, fazendo uma analogia com o carpie diem.
Quem é que nunca ouviu falar em aproveitar o dia como se fosse o último, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Afinal de contas, viver cada dia de forma intensa é só uma garantia a mais de uma vida bem vivida.
A pergunta que não se quer calar é: como viver seus dias como se fossem os últimos? Afinal de contas, embora saibamos que é essencial aproveitar a vida, colocar o Carpe Diem em prática ainda é uma tarefa difícil para muitas pessoas.
![]() |
| Imagem Ilustrativa |
Dicas
- Motivação
Manter-se sempre motivado é uma das palavras chave para quem quer aproveitar o dia. Afinal, uma pessoa motivada com a vida está sempre bem e alegre. Mas, atenção, é preciso se manter motivado não somente nos dias bons, mas nos mais difíceis também, porque tudo é passageiro.
- Sejam felizes
Ser feliz para algumas pessoas é um dom, afinal algumas por natureza própria são mais felizes que outras. Porém, o ato de ser feliz todos os dias faz com que os dias sejam mais leves e saudáveis.
- Sorrir
O sorriso é algo contagiante e para muitas pessoas, sendo uma das curvas mais bonitas do corpo de uma pessoa. Portanto, a regra aqui é muito simples: sorriam! Desde o porteiro, o empregado, ou até o empresário, porque o sorriso é algo capaz de contagiar todos e um sorriso verdadeiro pode ser contagiante.
- Educação e Simpatia
Para aproveitar cada momento do seu dia, tentar não se stressar é uma das maneiras mais eficazes de praticar o Carpe Diem. Afinal de contas, nos dias de hoje, com a rotina tão corrida que muitas pessoas levam, ter a educação e a simpatia de dizer um simples "bom dia" a alguém está-se a tornar uma verdadeira raridade.
- Apreciem a natureza
Assim como a educação e a simpatia se estão a tornar coisas do passado, pela rotina tão corrida, apreciar a natureza e contemplar toda a beleza que está à nossa volta também é algo que está a ser deixado de lado. Portanto, saber observar a natureza é também uma forma de se sentir melhor e ter um dia muito mais satisfatório.
Reservem aqueles 5 minutinhos do horário do almoço e observem a natureza à vossa volta, com certeza que o vosso dia será muito melhor e produtivo.



Comentários
Enviar um comentário