Dicas Saudáveis II - #PandaSaudável

Alô alô, chegou a Parte II das Dicas Saudáveis.
Preparados para mais uma dose?! Confiram abaixo :)



5- Mantenha um bom nível de consumo de lípidos na dieta

Muitas pessoas associam, como no passado, o consumo de gordura como algo mau, ou até mesmo que consumir gordura as tornará gordos.
Entretanto, sabe-se que a gordura, é essenciail ao corpo: Constituem membranas, auxiliam na absorção de vitaminas, são matéria-prima de eicosanoides e algumas hormonas, auxiliam na impermeabilidade da pele etc.
Ter níveis baixos de gordura na dieta pode interferir no seu desempenho e nas suas funções metabólicas.

6- Não retire os lácteos da sua dieta

A menos que seja intolerante à lactose, ou apresente algum tipo de alergia à proteína do leite, não é conveniente retirá-los da dieta. Pelo menos, não para uma pessoa que não está em fase pré-competitiva. Isso porque, os lácteos são as melhores fontes de cálcio para o ser humano, pois este é o de mais alta bio-disponibilidade. Além disso, o leite ou mesmo alimentos derivados dele, são ricos em micro e macro-nutrientes fundamentais para o corpo como as proteínas de altíssimo valor biológico, fonte de lípidos, fonte de vitaminas e sais minerais. Também possuem uma relativa digestão facilitada.

7- Não negligencie os minerais na dieta

Negligenciar os minerais na dieta é um factor extremamente prejudicial ao corpo, pois eles agem como co-fatores enzimáticos, agem como nutrientes estruturais e também participam de inúmeros outros processos no corpo, como o transporte da glicose nos enterócitos, o controle da osmolaridade sanguínea etc.
Muitas pessoas têm visto os minerais, especialmente o sódio, como vilões na dieta, uma vez que com uma conturbação alimentar, a dieta humana tem-se tornado altamente prejudicada, porém, sabe-se que adequando as necessidades nutricionais, eles somente terão benefícios e é justamente a sua falta que será muito prejudicial.

8- Coma fibras, mas beba água

Todos sabemos que fibras alimentares são importantes na dieta, tanto as solúveis quanto as insolúveis. As solúveis participam no controlo glicêmico, na absorção de excessos lípidos, na melhoria da absorção de alguns nutrientes, no controlo do apetite, entre outros pontos. Já as insolúveis, contribuem para a saúde do colo, para a melhoria do fluxo intestinal, entre outros.
Porém, se as fibras estão presentes na dieta, mas, você não bebe quantidades suficientes de água, o resultado delas será pior do que benéfico, na medida em que, infelizmente, elas causarão uma bela constipação intestinal, que pode ter de vos levar a um quadro de lavagem intestinal, em casos extremos.
Portanto, lembre-se, sim, de consumir fibras, mas tão importante quanto elas mesmas é a própria ingestão de água que deve ser aumentada caso também aumente a quantidade de fibras na dieta.

9- Varie os alimentos

Muitas pessoas comem todo o ano as mesmas coisas. Para os praticantes de musculação existe sempre a regra do frango com batata doce e da aveia com alguma proteína de manhã. O que ocorre é que o corpo não é feito para ter sempre as mesmas coisas, à mesma hora, a não ser que queiram cair num estado de adaptação muito grande.
É importante entendermos que quanto mais vasta é a dieta, maiores são as quantidades e diversidades de nutrientes fornecidos ao corpo e melhores serão as hipóteses de otimizar os inúmeros processos fisiológicos que dependem desses nutrientes.

10- Evite o aspartame

Um dos maiores itens prejudiciais da dieta pode ser considerado um item que não apresenta valor energético, o aspartame. Sendo utilizado como edulcorante, o aspartame é utilizado para a substituição do açúcar tradicional, pois, chega a ser 200 vezes mais doce do que o hidrato em questão. 
O aspartame seria uma boa opção de substituição do açúcar se não criasse tantos males. Entre os mais conhecidos estão a sua metabolização em compostos tóxicos, a sua difícil degradação e o impacto destruidor no sistema nervoso periférico e central. O Aspartame tem vindo a ser associado a doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Alguns estudos mais recentes também estão associando o consumo de aspartame com resistências periféricas à insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de Diabetes tipo II. 
Caso deseje e/ ou necessite utilizar adoçantes, prefira os mais naturais como a Stévia ou mesmo o Sucralose.


Comentários

Mensagens populares