Alimentos Ricos em Proteínas
Alô alô, sabem qual o teor de proteína nos principais alimentos que consumimos e qual o nível de absorção do nosso corpo?
Confiram abaixo :)
Comer alimentos ricos em proteínas é importante tanto para aqueles que treinam com peso para ganhar massa muscular, como para aqueles que seguem uma dieta para perder peso. Os baixos valores de proteína na dieta alimentar são prejudiciais para a saúde e para a imunidade.
- Proteína Animal
As fontes de proteína animal, como vários tipos de carnes, peixe e produtos lácteos, são os líderes indiscutíveis na lista de alimentos ricos em proteínas. Aproximadamente uma quarta parte da carne crua é composta por proteína 20/ 25 g por 100 g de peixe, 25 g por 100 g de frango e 30 g por 100 g de carnes vermelhas.
O nível de absorção da proteína animal é elevadíssimo e atinge um máximo de 90/ 95%, comparativamente à absorção da proteína isolada. Um fator chave para estes valores elevados é o tratamento térmico da carne durante o cozimento, que facilita o processo de digestão por parte do corpo.
- Produtos Lácteos
No que se refere ao leite e aos seus derivados, não podemos deixar de mencionar o queijo cottage, que contém cerca de 15/ 25 gramas de proteína para cada 100 g do produto. A percentagem real vai depender da marca de queijo cottage e do teor de gordura, quanto menor o teor de gordura do queijo, mais proteína ele pode conter.
O queijo comum também tem uma quantidade substancial de proteína de alta qualidade, cerca de 25/ 30 g por 100 g. No entanto, o seu teor de gordura também é mais elevado, atingindo 20/ 30%. Para concluir temos o leite, contendo 3/ 5 g de proteína por 100 g, ou cerca de 7/ 12 g por copo.
- Proteína Vegetal
É importante compreender que o teor de proteínas nas plantas não depende tanto do tipo de planta, mas da forma como é consumido. Produtos derivados de cereais, em grão e farinha, contêm grandes quantidades de proteína, enquanto os caules e raízes têm uma quantidade mínima.
Farinha e as massas, assim como feijão, trigo-sarraceno e lentilhas, contêm entre 10 a 25 g de proteína para cada 100 g de peso seco. Os brócolos, feijão-verde e outros legumes contêm cerca de 3/ 7 gramas de proteína por 100 g de produto. A abóbora, batata e outros legumes não têm mais do que 1/ 2 g por 100 g.
Entre os cereais, os mais proteicos são as leguminosas: feijão, ervilhas e lentilhas, que fornecem cerca de 25 g de proteína para cada 100 gramas do peso seco. Trigo-sarraceno, painço, semolina, cevada pérola e aveia contêm cerca de 10/ 12 gramas de proteína e a maioria dos tipos de arroz não dá mais do que 8/ 9 g.
Coeficiente de Absorção da Proteína
Quando falamos em alimentos ricos em proteínas é importante não esquecer que o nível de absorção da proteína também desempenha um papel importante. Apesar de os cereais terem um teor proteico comparável ao da carne, o nível de sua absorção por parte do nosso corpo é cerca de duas vezes menor.
A proteína dos produtos lácteos é absorvida quase inteiramente, em cerca de 95%, a da carne e peixe em 90/ 93%, a da soja 91%, a da maioria das frutas e legumes em 70/ 75%, a dos cereais e grãos em cerca de 55/ 60% e a do trigo integral é absorvida em apenas 40%.



Comentários
Enviar um comentário