Vamos falar de: Emagrecimento

Alô alô, hoje vamos falar de alguns enganos sobre queimar gordura em casa, e muito mais!


Confiram :)


Não há receitas milagrosas que nos façam perder 1k/ dia. Já que uma grama de gordura contém 9 calorias, para se livrar de um quilo de gordura corporal o corpo precisa de ter um balanço energético negativo de 9.000 calorias. Tendo em conta a norma de ingestão calórica diária, isso significaria ficar praticamente uma semana sem comer nada! É importante entender que para perde 90 mil calorias numa semana o deficit diário teria que ser de 12 mil calorias, o que é fisicamente impossível. Na maioria dos casos, um corpo saudável não consegue queimar mais de 400 a 500 gramas de gordura por semana.

A ideia de que as "calorias da manhã" não se depositam na gordura, e que toda a comida ingerida pelo organismo após as 18 horas se vai transformar em gordura, está bastante errada! Obviamente que as calorias que ganhamos pela manhã em nada diferem daquelas ingeridas à noite. O único fator importante para o corpo é a ingestão sumária de alimentos e não a hora em que estes são ingeridos. Além disso, também não importa se consumimos 3000 calorias em duas refeições ou em seis, o que importa é a quantidade total de calorias.

Uma grande limitação na quantidade de alimento leva a que em poucos dias o organismo entre em modo de sobrevivência, aumentando significativamente o nível das hormonas leptina e cortisol. E, com isso, a queima de gordura para, uma vez que o corpo tenta proteger as suas reservas de energia. É importante lembrar que a perda de peso com a ajuda de dietas de fome ou com a dieta cetogénica leva a que você posteriormente volte a ganhar rapidamente o seu peso inicial, porque o problema está em não se ter nenhuma ideia de como se alimentar direito e como elaborar um plano de dieta saudável.


Uma hora de corrida queima cerca de 500 calorias, uma hora de treino com pesos queima 250 kcal. Vinte minutos a saltar à corda, a trabalhar os abdominais, a fazer elevação de pernas com pesos e a realizar outros "exercícios para perder peso" vão queimar não mais do que 100 calorias. Se pensam perder peso em condições caseiras não comecem a procurar informações sobre exercícios milagrosos, mas tenham mais cuidado com aquilo que comem e bebem!

Os exercícios abdominais são um dos que têm mais baixos níveis de demanda energética uma vez que a massa dos músculos envolvidos neste trabalho não é muito grande, e para conseguir queimar 100 gramas de gordura da barriga é preciso realizar mais de três mil flexões com pesos. Além disso, ao realizar qualquer exercício é impossível queimar gordura localmente apenas na parte que estamos a trabalhar, seja o abdómen ou os glúteos. O organismo usa depósitos de energia de todo o corpo ao mesmo tempo, redistribuindo efetivamente a energia.


Envolver o corpo em fita durante o exercício, massagem anti celulite agressiva, cremes caros para melhorar os contornos do corpo... nenhum desses métodos conseguem de modo algum levar o organismo a queimar o excesso de gordura. Se querem emagrecer e livrar-se da barriga não depositem esperanças em técnicas milagrosas ou cintos de eletroestimulação EMS e comecem a dar uma especial atenção à qualidade e quantidade daquilo que comem. Além disso, parem de ficar a tarde toda no sofá ;)

É importante entender que a corrida em si não queima gordura. As calorias despendidas durante a corrida podem ser facilmente compensadas com o aumento da ingestão de alimentos. A principal vantagem da corrida é a redução da dependência do nível de glucose na ativação de mecanismos para queimar gordura. O metabolismo das pessoas que correm duas vezes por semana durante 25 a 40 minutos torna-se mais rápido ao fim de 10/ 15 dias, o corpo começa a utilizar as reservas de energia de forma mais eficiente, aprendendo a gastar as reservas de gordura acumuladas.

Comentários

Mensagens populares