Gorduras Boas
Nem todas as gorduras contribuem para a redução de gordura corporal da mesma forma, ou seja, as gorduras boas podem prevenir o ganho de gordura, enquanto que a gordura saturada e hidrogenada incentiva a acumulação de gordura no organismo, mesmo que tenha menos calorias.
Infelizmente, devido à falta de informação a respeito de nutrição, existe um mito de que as gorduras são responsáveis por nos engordar. Isso não só não é verdade, pois este nutriente é indispensável para uma alimentação saudável. A falta de gordura no organismo leva a debilidades no sistema imunológico.
Para se determinar a quantidade de gordura numa dieta, tendo em vista o aumento de massa muscular, devemos calcular o total de calorias gastos em proteínas e adicionar 30%.
Opções de Gorduras
Ómega 3
Gema de Ovo
Azeitonas
Azeite
Abacate
Óleo de Linhaça
Óleo de Girassol
Nozes
Castanhas
Amêndoas
Amendoins
Dose Diária de Gorduras
Os nutricionistas acreditam que uma dieta alimentar adequada deve ter entre 25 a 30% de gordura, cerca de um quarto da qual deve ser gordura animal.
O homem médio necessita de cerca de 70 a 100 gramas de gordura por dia e as mulheres de 50 a 80 g. A dose dos atletas deve ser um pouco maior.
Por outro lado, a ideia de que é precisamente o consumo de gordura que nos engorda não é completamente correta e não é recomendado que se eliminem por completo da dieta, já que elas são de vital importância para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o nosso organismo necessita não só de ómega 3, mas também de outras gorduras, como, por exemplo, gordura animal.
O metabolismo humano de uma pessoa que esteja a seguir uma dieta pobre em gordura sai bastante desfavorecido, o nível hormonal sofre alterações e causa obesidade.
É também importante entender que construir músculo seguindo esse tipo de dieta é, em princípio, impossível, devido ao facto do nível da testosterona, a principal hormona de crescimento muscular, diminuir e do nível de cortisol, a hormona do stress, aumentar.
Entre outras coisas, os produtos com baixo teor de gordura, alimentos ‘magros’, e todos esses artigos que são a base das dietas sem gordura, contêm muitas vezes grandes quantidades de hidratos de carbono simples e conservantes químicos, ou seja, só coisas que aumentam o nível do mau colesterol.
Além disso, a falta de gordura na dieta prejudica gravemente o sistema imunológico e a saúde do indivíduo.


Comentários
Enviar um comentário