Método Montessori

Alô alô! Hoje venho falar-vos de um método que cativou a minha atenção pela sua complexidade, e por tudo aquilo que é.
Na minha opinião é um método muito bom, e permite que a criança explore e aprenda ao máximo! Sem dúvida que é algo que pretendo 'utilizar' quando for altura de ter a minha própria criança :)

Quarto Montessoriano

O Método Montessoriano foca a evolução da criança através de uma aprendizagem cuidadosa, na qual cada criança assume a sua obrigação de responder pelos próprios atos ao processo pedagógico. O saber não é incutido de forma obrigatória a quem aprende, mas sim construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspetos sensoriais, motores, racionais e intelectuais do estudante. Desta forma é possível desenvolver-se a esfera motora e a das sensações da criança, não só num carácter individual, mas também coletivo, o que estimula o desenvolvimento particular e o social.

A criança aprende a manipular os materiais, despertando em si próprio a imaginação e o desejo de conhecer e de erguer o que ainda lhe é desconhecido, por meio deste aprendizado prático. O "professor" não é o ser que focaliza a concentração do aprendiz, e sim aquele que examina atentamente o comportamento e o desenvolvimento das crianças, estimulando-as a buscar o saber de forma criativa, prazerosa e lúdica, ou seja, apenas conduz a criança nesta caminhada em direção ao conhecimento, solucionando dúvidas e questões.

Sala Montessoriana

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.

Dando suporte a tudo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:


  • Auto educação
  • Educação como ciência
  • Educação Cósmica
  • Ambiente Preparado
  • Adulto Preparado
  • Criança Equilibrada


  1. Auto educação é a capacidade inata da criança para aprender.
  2. Educação Cósmica é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo.
  3. Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenómeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje.
  4. Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas.
     
  5. Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
  6. Criança Equilibrada é qualquer criança no seu desenvolvimento natural. 

Atividades Método Montessori

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.


Quando pretendemos introduzir este método temos de ter em atenção o seguinte:


  • O ambiente ser organizado e atraente.
  • Agir como guia, e interferir pouco com a criança.
  • Utilizar material multi sensorial e aprender fazendo são hábitos de aprendizagem.
  • Dar a oportunidade de escolher do trabalho que mais lhe interesse.
  • A criança pode trabalhar o tempo que necessite sobre um assunto que lhe interesse, sem que seja interrompida.
  • A criança tem o direito de escolher um lugar para trabalhar em vez de um lugar fixo.
  • Todos devem respeitar a criança.
  • O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, o adulto não precisa falar alto.

Quarto Montessori

Exercícios de Vida Prática


  1. Material Sensorial
  2. Material de Linguagem
  3. Material de Matemática
  4. Material de Conhecimento de Mundo (História, Ciências e Geografia)


Estes materiais são constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons. Tudo visando o prazer absoluto da criança.

Maria Montessori


Espero que tenham gostado e que seja útil para as mamãs :)
Vemos-nos no próximo post...

Panda Feminina



Comentários

  1. O método Montessori sempre me fascina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é realmente fantástico para o desenvolvimento de uma criança! Desde a primeira vez que ouvi falar sobre o método fiquei fã :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares