Importância de comer de 3 em 3h

A frase mais repetida por nutricionistas, revistas de saúde e por adeptos da alimentação saudável é "Comer de 3 em 3h". Mas, afinal, por que precisamos nos alimentar nesse tempo?

Vamos conferir :)



Ao fazer uma refeição, o nosso corpo começa imediatamente o processo de quebra do alimento e absorção dos nutrientes, é o que chamamos de digestão. Nas primeiras duas horas, há um aumento do nível de glicose presente no nosso sangue, a principal fonte de energia para o funcionamento do nosso organismo. 
Depois desse período, esse índice começa a cair. Se não nos alimentamos, o nosso corpo começa a manifestar os sinais de hipoglicemia como a diminuição da concentração, fraqueza, sonolência e até tontura e tremores. Portanto, além de ser importante para manter o nível de glicose equilibrado, a alimentação em diferentes horas do dia ajuda-nos a evitar a sonolência no período do trabalho e facilita a concentração e atenção para realizar as atividades.

Comer de forma fragmentada também é uma forma de equilibrar as refeições e evitar aqueles pratos exagerados, com muito mais comida do que realmente precisamos para saciar a nossa fome. 
Quando ficamos muito tempo em jejum e em seguida ingerimos uma grande quantidade de alimentos, o estômago precisa produzir rapidamente um alto volume de ácido clorídrico, um dos principais agentes do processo de digestão. O aumento muito rápido desse ácido causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia.

Além disso, comer de três em três horas contribui para a perda e manutenção do peso corporal de forma saudável. Quando ficamos longos períodos sem nos alimentar e, consequentemente, sem fornecer glicose para o organismo trabalhar, o corpo procura outra fonte de energia. A perda de peso ocorre, mas não por perda de gordura, e sim de massa muscular.

Devem ser feitas 5 a 6 refeições, sendo as três principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), e lanches leves entre esses períodos. 
Outras dicas que facilitam a digestão e absorção dos nutrientes e nos fazem comer de forma mais equilibrada é mastigar bem, comer devagar, descansar os talheres durante a refeição, não comer enquanto fazemos outras atividades e ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.



Razões


  • Aumenta o teu metabolismo.
  • Evita ataques de fome
  • Mantém os teus níveis de energia altos
  • Evita a destruição dos músculos
  • Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo
  • Diminui a armazenamento de gordura


Ganho de massa muscular

Quando o objetivo é ganhar massa muscular, a primeira indicação é a disciplina com a alimentação, porque ao fazer refeições com grande espaço de tempo, o organismo utiliza os músculos como fonte de energia.
Quando isso passa a ocorrer com mais frequência, o corpo acostuma-se a captar a energia das próprias reservas musculares, pois o organismo já aprendeu de onde deve captar essa energia.


Perder gordura corporal 

Para quem quer emagrecer, pode parecer um tanto quanto absurda a ideia de que comer mais vezes ao dia ajuda a perder peso. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições acelera o metabolismo, evitando que o organismo acumule gordura.
Ficar com fome torna o organismo estável, com metabolismo mais baixo para gastar menos energia.
Imaginar uma dieta que o obriga a comer de 3 em 3 horas sem proibir nenhum alimento pode até parecer mentira, mas não é. Aliás, é aí que está a vantagem: você não passa fome nem se privar do que mais gosta.


Panda Feminina

Comentários

Mensagens populares