Dia do Lixo

Alô alô, todos temos aquela vontade de comer o que não faz parte da dieta, verdade?!
E que tal deixarmos isso para o dia do lixo?! :)


O "Dia do Lixo" é aquele momento durante a semana onde é permitido fugir da dieta para comer o que mais gostamos, sem ficar com o maldito peso na consciência. Mas a maioria das pessoas não sabem como fazer e acabam por deitar ao mar os resultados obtidos.
Na teoria este dia serve como uma manutenção física e mental para pessoas que seguem dietas. Para aqueles que estão na fase de ganho de massa muscular, o dia do lixo serve como uma fuga planeada para aumentar a consistência do plano alimentar e diminuir as hipóteses de desistir.

Para os que estão na fase de queima de gordura, o dia do lixo tem ainda mais utilidade, já que é uma oportunidade para recuperar glicogênio, aumentar dopamina e controlar os hormônios que influenciam a fome, estes efeitos somados poderão até acelerar os resultados na perda de gordura.
Resumindo, este dia é uma ferramenta muito útil para controlar fugas da dieta, melhorar a motivação e manter a sanidade mental, claro está que quando é realizado da forma correta!



Quando realizado de forma incorreta, o dia do lixo pode destruir todo o progresso da semana e deixar o seu progresso estagnado.
Primeiro, a maioria das pessoas alteram o sentido real do dia do lixo, pensando que se trata de um passe livre para comer o que quiser durante o dia todo, como se houvesse uma lei no universo onde as péssimas decisões tomadas nesse dia não poderão afetar o seu físico, mas elas afetam e não é pouco!

Apesar do nome, o dia do lixo não significa que todo o santo dia deve ser reservado para comer o que quiser e esquecer a dieta, muito menos deve ser levado como um incentivo para fazer escolhas alimentares piores do que de costume.

Dia do lixo significa simplesmente ser mais flexível com a dieta e incluir uma das suas refeições preferidas no seu plano atual.
Isto significa que vai continuar a ingerir proteínas, hidratos e gorduras boas, só vai adicionar o dia do lixo em cima desse plano.
O grande problema com um dia do lixo feito incorretamente é que entupir o corpo de porcarias pode influenciar negativamente a sensibilidade à insulina, hormônios que controlam o apetite e até neurotransmissores, e tudo isto pode sabotar a continuidade da dieta, motivação e a velocidade dos resultados.


O conceito da dieta flexível é atingir a sua necessidade de macronutrientes através dos alimentos que mais gostamos, independente de quais eles sejam.
Mas isto não significa que vamos conseguir fazer isso apenas com pizza, Coca-Cola e McDonalds. No geral, alguém que faz dieta flexível corretamente, vai comer “limpo” na maior parte do tempo para não ultrapassar o limite calórico diário.
Neste caso, o dia do lixo também é válido, já que vai ser uma oportunidade para comer o que realmente sentimos vontade, mas as regras são as mesmas: escolher apenas um dia na semana e fazer uma refeição de lixo, mantendo o restante do plano intacto!

Podemos comer qualquer coisa na nossa refeição do dia do lixo, apenas devemos ter em atenção a qualidade, pois independente de ser apenas uma refeição de lixo e apenas um dia da semana, se fizermos escolhas melhores, isto com certeza fará uma diferença positiva no nosso físico a longo prazo.
É sempre melhor fazermos a comida em casa em vez de a comprar já pronta, como por exemplo um hambúrguer ou uma lasanha, visto que assim vamos ter alimentos com melhor qualidade.

Este dia é uma ferramenta eficiente na dieta, mas não significa “dia inteiro do lixo”, muito menos “fim de semana do lixo”. Para melhores resultados, a base da dieta deve estar presente todos os dias da semana, a sua refeição preferida no dia do lixo apenas será um incremento em cima disso.

Comentários

Mensagens populares