Depilação

Alô alô!
O tema de hoje é: Depilação!

Hoje em dia praticamente toda a gente faz a depilação, e cada vez em mais áreas do corpo. Existe uma variedade de produtos e métodos disponíveis no mercado e, com isso, acabam por surgir algumas dúvidas de qual escolher e o que vai funcionar melhor em cada tipo de pele, uma vez que cada uma reage de forma diferente.

Vamos começar?!

Métodos de Depilação Temporária

Estes métodos não são milagrosos e possuem vantagens e desvantagens. Alguns agridem menos a pele, porém, os pêlos voltam a crescer no período máximo de três dias. Outros, entretanto, são mais dolorosos, porém mais duradouros, mas, tendem a facilitar o aparecimento de pelos encravados.

De forma geral, todos os processos depilatórios favorecem a foliculite, processo inflamatório que propicia bolinhas vermelhas sobre a pele.
Contudo, o ideal é variar as alternativas de remoção, atentando para a escolha de um bom profissional, cuidados de manuseio e higiene, para então descobrir com qual dos processos seu tipo de pele se adapta melhor.


  • Lâmina/ Gillette
Gillete Venus

Aparelhos de barbear diminuem a hipótese dos pêlos encravarem, pois estes permanecem com a raiz. Porém, muitas mulheres, de pele sensível, reclamam do resultado irritadiço, avermelhado e desconfortável que o processo pode causar.
A lâmina/ gillette, todavia, não faz com que os fios engrossem, mas não é indicada para a área do buço e locais sensíveis, como a virilha e axilas. A técnica, além de barata, é prática e pouco agressiva à pele, mas os pêlos voltam a crescer no período de três dias.


  • Cremes Depilatórios
Creme Veet

 Assim como o efeito das lâminas, não eliminam a raiz dos pelos. A sua fórmula, composta por uma  substância química, parte a estrutura do fio, deixando a superfície da pele lisa, podendo assim, inibir a velocidade do crescimento dos pêlos até cinco dias após o uso.
Porém, podem causar reações alérgicas. Então, recomenda-se que se faça um teste de sensibilidade numa pequena área da pele antes da aplicação total do produto.


  • Ceras
Cera Depilatória Veet

O procedimento é doloroso e mais demorado. Em compensação, os pêlos voltam a crescer a partir de aproximadamente quinze dias após a realização do processo depilatório. Atente sempre para o fato de que o material utilizado deve ser descartável.
Para optar pelo método, é indicado que os pelos estejam com 0,5 centímetros de comprimento ou mais, para que sejam removidos facilmente.
Para auxiliar, use ao menos uma vez na semana, esfoliantes corporais, removendo as células mortas da pele.


  • Cera Quente

 A depilação com cera quente é a mais antiga das técnicas depilatórias, além de ser a mais utilizada entre as mulheres. Isto, porque o calor tende a dilatar os poros, facilitando a remoção dos pêlos e, consequentemente, reduzindo a dor. Contudo, o processo pode estimular o escurecimento da pele, especialmente virilhas e axilas de mulheres morenas ou negras.


  • Cera Fria

O processo é doloroso, mas reduzem-se as hipóteses dos pêlos encravarem.
A cera fria é indicada para áreas maiores do corpo, como braços, tórax e pernas. Logo, este tipo de depilação propicia resultados duradouros, além de ser prática e higiénica. Porém, é um dos métodos mais agressivos, podendo ressecar a pele, além do aparecimento dos temidos “vasos”.


  • Depilação à Linha
Depilação à Linha

Também conhecida como depilação egípcia, iraquiana, chinesa e a fio, elimina os pêlos pela raiz sem danificar a estrutura da pele. O método, porém, possui a durabilidade de 15 à 30 dias, mas, além de ser caro e demorado, requer um profissional extremamente hábil na técnica para que se obtenham bons resultados.


Métodos de Depilação Definitiva

Para aquelas mulheres que encaram a depilação a cera como um problema já existe uma alternativa: a depilação definitiva, que se divide em dois métodos, a depilação a laser e a foto depilação.


  • Depilação a Laser

Depilação a Laser
Consiste na remoção dos pêlos com aparelhos que emitem laser.
A depilação a laser funciona, de forma geral, da seguinte maneira: o tipo de luz utilizado nos lasers é absorvido pelo pigmento castanho encontrado nos pêlos e o calor gerado tem o poder de “torrar” o folículo, causando um dano permanente ou não, dependendo da intensidade da energia que atinge o pêlo.


  • Foto Depilação

Foto Depilação
Esta técnica é indolor, por ser usada numa intensidade menor de energia, a luz não atua tão profundamente como no método a laser e, por isso, não causa dor.
É barata, garante a redução de 70% a 80% dos pêlos e a sessão é mais rápida.

Infelizmente não pode ser feita em pessoas negras ou bronzeadas, esta é uma contra-indicação absoluta, a luz procura pela melanina, que é o que dá cor ao pêlo. Como a pele negra ou bronzeada contem alta densidade desta substância, a luz não vai diferenciar o pêlo da pele e vai causar queimaduras na pele.

Não funciona em pessoas com pelos loiros, brancos ou ruivos, pelo mesmo motivo anterior: os pêlos claros não possuem melanina, ou possuem em quantidade muito baixa, portanto a luz não consegue encontrá-los.

Existe o risco de aumentar a quantidade de pêlos ou torná-los mais finos, sem eliminá-los, o que acontece com a foto depilação é o uso de uma energia muito baixa, o que pode aumentar a quantidade de pêlos, ou pior, afiná-los. O pêlo funciona como uma antena de captação, então, quanto mais fino, mais difícil de ser encontrado e eliminado. As hipóteses de acabar definitivamente com ele tornam-se mínimas.

A manutenção deve ser feita pelo menos uma vez por ano, após a sessão inicial, para eliminar os pelos novos que nasceram.
Requer um número maior de sessões, entre seis a oito aplicações para ser concluído nas mulheres e de oito a dez para ser feito nos homens.


Opinião Pessoal

As técnicas que utilizei foram a Gillette, o creme Veet (utilizei dois diferentes, como está nas imagens acima) e a cera quente.
O mais simples de utilizar é o creme depilatório, basta aplicar, deixar aturar e retirar com a esponja enquanto se toma banho, o crescimento dos pêlos não acontece de forma tão rápida e eles vão ficando mais finos.
A gillette dá mais trabalho, podendo deixar marcas na pele se não tivermos cuidado, e o pêlo cresce muito mais rápido.
A cera quente foi o que mais doeu, principalmente da zona das virilhas e axilas. Nas pernas não senti praticamente dor nenhuma, apenas alguns arrepios.
O que mais gosto, e prefiro usar?! O creme depilatório, para pele normal ou sensível. O preço é relativamente em conta, não magoa nem deixa marcas.

E vocês, o que preferem?!
Deixem nos comentários :)

Vemos-nos no próximo post

Panda Feminina


Comentários

Mensagens populares